domingo, 27 de fevereiro de 2011

Módulo 4, Projecto - Aula 2 - 25/02/2011

Resumo da aula de Projecto:
Nesta aula trabalhámos o conceito de grupo para Cinema e Vídeo. Também desenvolve-mos melhor o nosso conceito individual.
-
Conceito de Grupo:
Começá-mos por tentar juntar os nossos conceitos individuais, mas como duas de nós ainda não tinham o conceito bem definido, decidi-mos trausí-los em três palavras-chave de cada uma de nós:
  • destruição; tristeza; felicidade
  • abandono; solidão; medo
  • alegria; incerteza; futuro
  • céu; terra; inferno
Depois escolhemos algumas que iriamos incorporar no nosso conceito: medo, incerteza, abandono e felicidade. Tentá-mos também dar um ar cómico. No final, depois de algumas remodelações e de discutirmos ideias, o conceito dividiu-se em quatro portas (seguindo a sequência - sério, cómico, sério e cómico) e ficou assim:
"Estou a caminhar por uma rua fria e sombria (Medo subentendido), entro pela porta da incerteza e de repente surgem hippies a meu redor que me tentam incentivar a dançar música dos anos 80, esquivei-me quando eles menos esperavam. Saí com tanta pressa que fui ter à porta do abandono, e avisto um mendigo. Até que finalmente vejo que toda a minha vida sempre fui alegre, eu é que nunca fui capaz de ver isso. Com isso aparecem os hippies a dançar ao pé de mim, desta vez junto-me à dança. E sou feliz."
Exploração de ideias do conceito individual, um autentico brainstorm:


  • Assim que me disseram o desafio, pensei imediatamente na sala das portas na "Alice no país da Maravilhas". Tive duas imagens na cabeça: a primeira era a de uma rapariga com o cabelo comprido e liso sentada no chão e curvada a brincar com três quebra-nozes (foto a preto e branco); a segunda foi a de uma espécie de conto de fadas com demasiadas cores, um algo psicótico e muito menos definido que a primeira. Primeiro pensei em dividir as três portas/portais no inferno, céu e terra, sendo o céu uma concentração de todas as ideias puras e essências positivas, enquanto o inferno seria a concentração oposta, de tudo o que é maligno.
  • Mas quando cheguei a casa decidi pesquisar e ouvir o soundtrack do filme "Alice in Wonderland" versão Tim Burtton, ouvi a música "Technicolor Phase" dos Owl City (o professor no final da aula tinha dito que por detrás de cada porta, sobretudo, queria nos ver a nós, a letra fala da relação entre a personagem principal com todos os aspectos e objectos existentes naquele mundo que criaram com a música e cor) e inspirei-me para fazer com que o primeiro portal fosse dar àquela segunda imagem que visualizei.
  • Na aula de História da Cultura e das Artes, o professor Xavier tinha falado sobre a opra de Mozart "O casamento de Figaro", em casa pesquisei a opra cantada por Luciano Pavarotti Figaro e devido à minha pequena obsessão admiração pelos séculos clássicos (Vitorianos, Idade Média, etc.) quiz icorporá-lo na segunda porta, sendo este uma espécie de salão clássico com esta música a ser tocada por uma banda e maestro. Então decidi incorporar as formas que usamos para comunicar: visão, audição e fala. Tirando então na terceira imagem (a da rapariga) os quebra-nozes modificando-lhe a expressão apática para uma expressão triste e adicionando-lhe um lenço a servir de mordaça.
  • Como ainda não achei suficientemente bom, tive a ideia de serem uma sequência do desenvolvimento da música, sendo a imagem da rapariga o mundo antes da descoberta da música, a imagem que surgiu da música do Figaro, a música clássica, e a que surgiu da música dos Owl City a mais recente.
  • Mas achando esta ideia com pouco sentido e não muito atractiva, lembrei-me do que o professor disse à cerca de nos querer ver "atrás das portas". Conclui que as portas/portais dariam para três mundos diferentes: o primeiro daria para o mundo da imaginação onde tudo o que é não seria, porque tudo seria o que não é (citação proveniente da Alice) que apresenta a minha mente e a maneira como penso; o segundo reencaminharía-me para o mundo em que eu mais desejava viver, um mundo mais simples e clássico onde ainda se podia inventar mais e não parecesse que já tava tudo inventado; o terceiro daria para o mundo da solidão e rejeição, apesar de receber toda a atenção que necessito, toda a vez que sou ignorada vou imediatamente parar ao planeta negligenciado, onde há apenas a rapariga com um ar triste, com a mordaça, mas com uma lágrima a escorrer-lhe pela face para reforçar essa ideia.
Conceito:
"Comecei por encontrar três portas, três portas que encontrei dentro de mim, que eu fui criando ao longo dos anos em que cresci. Uma porta com metade do meu tamanho que podia passar despercebida por qualquer um, chamou-me à atenção. Abria-a e deparei-me com uma espécie de espelho, uma rapariga amordaçada, solitária e triste cuja visão partiría o coração a uma mãe. O ambiente, que consistia num silêncio ensurdecedor e de uma sala vazia, reprimía-me o coração. Com custo ultrapassei-lhe e deparei-me com uma porta feita exactamente à minha medida, refinada, coberta de traços precisos e ricos, conseguia ouvir música clássica através da porta, e com uma admiração estranha, entrei por ela adentro. Uma sala refinada com retoques finos e preciosos, escritos e moldados pela música, cobria-me com esperanças. Por quanto mais que quisesse ficar presa a esta realidade imaginária, avistei uma porta que era maior do que eu e tinha cores psicadélicas a emoldurar os cantos, curiosa com o que criei, descubri o que estava por detrás. Tal como a porta, os objectos tinham cores vivas e brilhantes, mas um tanto escuras e sombrias, como o rosa, o roxo e o azul, as cores era movimentadas por uma música que podia ficar presa na cabeça de qualquer um por dias. Os objectos eram fora do comum, um tanto desfocados e irregulares. Deixei-me ficar por aí passeando pelo mundo da minha mente e fechado-me num casulo onde poucos têm acesso. Quem é feliz? Aqui sou."
---
1ª imagem:


1. Ideia de solidão, a rapariga só tem os quebra-nozes como companhia.
2. Adereços: vestido; 3 quebra-nozes. Figurinos: uma rapariga de cabelo escuro, grande e esticado. Maquilhagem: aperfeiçoamento da cara e olhos escurecidos em torno. Cenário:canto e no chão. 
3.Pouca iluminação, a fotografia a preto e branco e a rapariga deve estar enquadrada no canto inferior esquerdo.

2ª imagem:
1. Ideia de surrealismo, como se se estivesse dentro da cabeça de um louco.
2. Adereços: livros grandes; fios coloridos; um cogumelo incomum. Sem figurinos. Cenário: os livros devem estar pendurados na árvore sem folhas, os fios também devem ser atados aos ramos como as orações japonesas, deve ser tudo na relva e o cogumelo ao lado mas não muito longe da àrvore.
3.Iluminação média. WB - incandescent. Cenário enquadrado ao centro, de preferência com a linha do horizonte a dividir a fotografia.
1ª porta (1ª imagem do brainstorm modificada):
1. Ar sombrio, solitário e triste, englobando sentimentos negativos.
2. Adereços: água; fita preta. Figurinos: rapariga entristecida a "chorar". Maquilhagem: pálida; rímel a escorrer pela face (como uma lágrima). Cenário. a rapariga sentada a um canto com os braços à sua frente.
3. Muito pouca iluminação. Foto a preto e branco. O cenário posicionarse-á no canto inferior esquerdo.
 2ª porta (Aula de História + Luciano Pavarotti Fígaro + admiração pelo séc.XVII e clássicos + o mundo ideal):
1. Ambiente clássico e antigo, musical de preferência.
2. Adereços: livros velhos grandes; instrumentos musicas em cima de cadeiras desocupadas. Figurinos: Maestro ou adulto com ponteiro. Cenário: o figurino posicionarse-á virado para os instrumentos, como se fosse uma orquestra.
3. Muita iluminação. Sépia. Cenário ligeiramente encostado á esquerda para a leitura desta ser semelhante á a de um livro.
3ª porta (Alice in Wonderland soundtrack - Owl City_Technicolor Phase + a mente de um louco):
1. Ideia de surrealismo, como se se estivesse dentro da cabeça de um louco.
2. Adereços: livros grandes; fitas; 2 cogumelos fora do comum. Figurinos: uma rapariga. Cenário: na relva; os livros estarão pendurados nos ramos da árvore (bem como os fios) e empilhados junto a esta; não importa onde os cogumelos fiquem; a rapariga posicionarse-á por detrás da árvore e de costas.
3. Iluminação média. WB - incandescent. Cenário enquadrado ao centro, de preferência com a linha do horizonte a dividir a fotografia.

Sem comentários:

Enviar um comentário