Resumo da aula de Audiovisuais:
O professor fez-nos uma breve introdução ao tema e deu-nos os conceitos base deste. Explicou-nos o que era a fotografia e como funcionar uma máquina fotográfica usando melhor as suas definições. Tomámos várias notas da apresentação que o professor fez. Ví-mos que facilmente se pode fazer uma câmara fotográfica caseira. Visionámos vários exemplos de retratos, falámos mais sobre os auto-retratos de, particularmente, Sam Taylor Wood e Duane Michals. No final o professor mostrou-noa um vídeo que falávas sobre os fotógrafos que trabalham para a National Geographic. Tirei o melhor partido possível destas aulas para depois ensinar à minha melhor amiga que pretende seguir o curso.
-
Introdução - Conceitos base:
- Fotografia - É a comunicação através das imagens
- Para fazer:
Justificar a manipulação das fotos; Ver a psicologia das cores e aderessos simbólicos que possam ser usados nas fotografias; Retrato (conceito - o nosso ponto de vista) - 3 fotografias (Portefólio de fotos);
- Avaliação - Não consiste apenas na qualidade da foto, mas sim na composição que adquirimos a esta.
A 1ª fotografia foi tirada por Niépce em 1824/24. Existem dois princípios na fotografia.
- Princípio Físico:
Por Leonardo Da Vinci
Quando se faz um furo numa caixa (por exemplo), a parede oposta ao furo reflecte a imagem no exterior, mas inversa.
- Princípio Químico:
Usando o princípio físico, pondo um papel fotosensível na parede oposta ao furo, o papel obterá a imagem transmitida. Mas só depois só com o tratamento em laboratório, é que a imagem será revelada em condições.
Fotografia Digital (1970):
Pixels |
Linguagem Binária:
azul - 01
vermelho - 10
branco - 00
verde - 11
Lentes/Objectivas:
- Grande Angular (0.1-50mm) - abranje o campo de visão - ilusão de mais longe
ex.:"Olho de Peixe" - adquire um ar acaricado
- Normal (50mm) - mais próximo do campo de visão humano
- Teleobjectiva (50-300mm) - diminui o campo de visão - ilusão de mais perto
Obturação:
Suscita a ideia de movimento.
Filtros:
- O azul e o âmbar são os mais utilizados
- WB - white ballance - permite seleccionar a cor real dos locais que se vão fotografar
- Polarizador - corta os reflexos e os brilhos
- FOG - anevoeirado
- Dual e Tri-color
- Infravermelho
- Goss Screen
Suspense vs. Surpresa
- Desiquilibrio de saberes - o espectador sabe mais que a persongem principal.
Sam Taylor Wood
Duane Michals
Profundidade de campo:
- Diafragma íris - O foco da imagem altera-se conforme a quantidade de luz.
- Richard Avedon - Dalai Lama
- Marilyn Monroe
- George Sand - Nadar
- Duane Michals (Mestre) - Bathroom
- Adam & Eve
O surrealismo na fotografia:
- Joel Peter Witkin
- Francesca Woodman
- Chema Madoz
- Vic Muniz
- Bernard Lalcon
- Andreas Gursky
O filme/reportagem/documentário do National Geographic:
- "O problema não é o tirar fotografias, mas o sobreviver no ambiente onde as tiras."
Sem comentários:
Enviar um comentário