sábado, 26 de fevereiro de 2011

Módulo 4, Tecnologias - Fotografia - Aula 1 - 22/02/2011

Professor: Carlos Gomes
Resumo da aula de Audiovisuais:
O professor fez-nos uma breve introdução ao tema e deu-nos os conceitos base deste. Explicou-nos o que era a fotografia e como funcionar uma máquina fotográfica usando melhor as suas definições. Tomámos várias notas da apresentação que o professor fez. Ví-mos que facilmente se pode fazer uma câmara fotográfica caseira. Visionámos vários exemplos de retratos, falámos mais sobre os auto-retratos de, particularmente, Sam Taylor Wood e Duane Michals. No final o professor mostrou-noa um vídeo que falávas sobre os fotógrafos que trabalham para a National Geographic. Tirei o melhor partido possível destas aulas para depois ensinar à minha melhor amiga que pretende seguir o curso.
-
Introdução - Conceitos base:
  • Fotografia - É a comunicação através das imagens
(Fotão - raio de luz -) foto + grafia (escrita) = escrita através da luz
  • Para fazer:
Portefólio com todas as fotos > 3 finais escolhidas
Justificar a manipulação das fotos; Ver a psicologia das cores e aderessos simbólicos que possam ser usados nas fotografias; Retrato (conceito - o nosso ponto de vista) - 3 fotografias (Portefólio de fotos);
  • Avaliação - Não consiste apenas na qualidade da foto, mas sim na composição que adquirimos a esta.
Funcionamento da fotografia:
A 1ª fotografia foi tirada por Niépce em 1824/24. Existem dois princípios na fotografia.
  • Princípio Físico:
Princípio da câmara escura.
Por Leonardo Da Vinci
Quando se faz um furo numa caixa (por exemplo), a parede oposta ao furo reflecte a imagem no exterior, mas inversa.
  • Princípio Químico:
*emulsão com grão de prata - moléculas sensíveis à luz.
Usando o princípio físico, pondo um papel fotosensível na parede oposta ao furo, o papel obterá a imagem transmitida. Mas só depois só com o tratamento em laboratório, é que a imagem será revelada em condições.

Fotografia Digital (1970):
Pixels


Linguagem Binária:
azul - 01
vermelho - 10
branco - 00
verde - 11







Lentes/Objectivas:
  • Grande Angular (0.1-50mm) - abranje o campo de visão - ilusão de mais longe
-útil para fotografar locais (pode surgir alguma disturção da perspectiva)
ex.:"Olho de Peixe" - adquire um ar acaricado
  • Normal (50mm) - mais próximo do campo de visão humano
  • Teleobjectiva (50-300mm) - diminui o campo de visão - ilusão de mais perto
-útil para retratos (foca num objecto e desfoca o fundo)

Obturação:
Suscita a ideia de movimento.

Filtros:
  • O azul e o âmbar são os mais utilizados
  • WB - white ballance - permite seleccionar a cor real dos locais que se vão fotografar
  • Polarizador - corta os reflexos e os brilhos
  • FOG - anevoeirado
  • Dual e Tri-color
  • Infravermelho
  • Goss Screen
Documentarismo e fotojornalismo contemporâneo:
Suspense vs. Surpresa
  • Desiquilibrio de saberes - o espectador sabe mais que a persongem principal.
Auto-Retratos:
Sam Taylor Wood
Duane Michals

Profundidade de campo:
  • Diafragma íris - O foco da imagem altera-se conforme a quantidade de luz.
Retratos:
  • Richard Avedon - Dalai Lama
- Kevin Kline
- Marilyn Monroe
  • George Sand - Nadar
A série fotográfica:
  • Duane Michals (Mestre) - Bathroom
- Bogeyman
- Adam & Eve

O surrealismo na fotografia:
  • Joel Peter Witkin
  • Francesca Woodman
  • Chema Madoz
Fotografia contemporânea:
  • Vic Muniz
  • Bernard Lalcon
  • Andreas Gursky
-
O filme/reportagem/documentário do National Geographic:
  • "O problema não é o tirar fotografias, mas o sobreviver no ambiente onde as tiras."

Sem comentários:

Enviar um comentário