terça-feira, 15 de março de 2011

Módulo 4, Pesquisa - Fotografia - 13/03/2011

Retratos:
Marilyn Monroe, actriz, Nova Iorque, 6 de Maio de 1957
Cate Blanchett, actriz, Londres, 30 de Novembro de 1997
Charles Chaplin, actor, Nova Iorque, 13 de Setembro de 1952
“All photographs are accurate. None of them is the truth.”–Richard Avedon
(Tradução: "Todas as fotografias são correctas. Nenhuma delas é a verdade.")

Vincent Cassel, actor
Tim Burton, realizador/produtor, Cannes, 2010

Tim Burton, realizador/produtor

Jean-François Colosimo, filósofo

Gaspard Ulliel, actor

Michael Madsen, actor/poet/photographer
A série fotográfica:
Sequência de imagens que contam um miniconto.

    
  • Duane Michals:
"Alice's Mirror", 1974
"Cavafy Cheats Playing Strip Poker", 2004
"Two Old Friends Talking", 2003-2005
O Surrealismo na fotografia:
O surrealismo foi uma das mudanças mais revolucionárias na evolução da fotografia. É a introdução das imagens “mais que reais” às formas de arte e é a verdadeira expressão de emoções mentais, sem polimento. As formas de arte surrealista eram a verdadeira representação do caminho da mente.
Andre Breton descreveu o surrealismo como a psíquica pura automática expressa no funcionamento real de uma pessoa. As formas de arte surrealista diferem caracteristicamente das formas convencionais de não se ter uma ideia ou forma específicas, pode ser a expressão do instinto básico humano e as facilidades imaginativas da mente inconsciente.
Mas, quanto ao surrealismo na fotografia, os críticos nem imaginaram tal possibilidade. No entanto, “Marquise Casati” de Man Ray mudou essa crença, quando a fotografia mostrou olhos múltiplos, que, mesmo tendo sido uma desfocagem acidental, provou as hipóteses para a viabilidade das obras surrealista.
Fotografias surrealistas são descritas como as imagens, que simbolicamente representam sonhos, pesadelos, intoxicação, êxtase sexual, alucinação e loucura. A dificuldade com a fotografia média é que absorve a realidade, e regularmente as imagens reais não são o suficiente para expressar tais padrões inconvencionais. Mas, os fotógrafos famosos surrealistas são capazes de executar a tarefa visto que eles conseguem usar as técnicas fotográficas efectivamente: As principais técnicas são as de luz e lentes; A fotomontagem é uma das técnicas de processo mais populares; No fotograma o papel fotográfico pode ser usado em vez da câmara para imprimir a imagem; A exposição múltipla é outra técnica, onde a câmara é clicada duas ou mais vezes, sem rolar o negativo; Cliche verre, ou vidro negativo, é outra técnica que usa o negativo embrulhado em prato de vidro; A solarização, ou o efeito Sabattier, é a mais marcante, produz um efeito dramático de padrões através de uma passagem de luz na fotografia enquanto se revelam.
(Traduzido e resumido da fonte: http://www.photorails.eu/articles5.html)
  • O fotógrafo Joe-Peter Witkin usa a fotomontagem nas suas obras:
"Eccelisia Pederastes", 2004

"Mother of the Future", 2004
 
"Face of a Woman", 2004
  • Francesca Woodman:
  
"Self-deceit"


Desconhecido

  
Desconhecido


Desconhecido
  • Chema Madoz:
  • 1992
    2005
    2005
    1992
    2004
    2004
    1992
Fotografia comtemporânea:
  •  Vik Muniz: 
    "Marat/Sebastiao - Pictures Of Garbage"
  
Desconhecido

  •  Andreas Gursky:
"229"

"99 cent store"
-
7 dicas e técnicas para tirar fotografias das quais te vais orgulhar:
  1. Tira mais fotos, Dar-te-á prática e aptidões usar a tua câmara para que manuseá-la se torne uma segunda natureza; assim terás mais tempo para pensares na fotografia em si. As crianças e os animais de estimação são os melhores de se praticar em porque são os mais difíceis de se tirar boas fotos, e precisas de tentar continuamente para a captares.
    *Nota: Se não tiveres um cartão de memória grande o suficiente terás que apagar algumas fotos de mais ou menos meia em meia hora.
    A melhor opção será em investir num cartão com mais memória, tendo em conta que todas as fotos que precisas acabam por ser mais que o que pensamos.
  2. Focação, Certifica-te que tu e a tua câmara estão focados na mesma coisa. Verifica se o "Mode" está para ver se a câmara "procura" um certo sujeito (Macro, Portrait e Sports Mode) é o apropriado. Ou se tenta focar tudo como na Landscape Mode. Também se pode meter no Auto mode.
  3. Aproxima-te, Dando alguns paços mais próximos faz uma grande diferença. Se não te conseguires aproximar, usa o zoom óptico (nunca o digital) para trazer o foco mais perto de ti. Até se te ajoelhares ou te levantares podes mudar a perspectiva da foto.
    *Nota: O zoom óptico usa o mecanismo da câmara; o zoom digital é uma funcionalidade electrónica que produz regularmente fotos de má qualidade.
  4. Um tema central, Evita gravar tudo o que vês. Escolhe um ponto focal que será o centro das "atenções" e concentra-te nele. Usando o modo de retrato ou macro pode ajudar nesta técnica, pois ambos têm uma profundidade superficial de campo, o que desfoca tudo à frente e por detrás do sujeito em foco.
    *Nota: Há factores que afectam a profundidade de campo, terás que experimentar para ver qual será o melhor para ti.
  5. Fundos simples, É particularmente importante para retratos e fotografias de grupo. Mexe o sujeito de modo a que fique numa posição que minimize o fundo. Lembrando que ao afastá-lo do fundo diminui o efeito.
  6. Sujeito não centrado, Usa a “regra dos terços” para posicionar o sujeito numa localização agradável na imagem. A “regra dos terços” é como ter um diagrama do “jogo do galo” imaginário desenhado no ecrã de foco. O cruzamento dessas linhas é onde posicionarás o sujeito. Mas não a uses sempre! Lembra-te que as regras foram feitas para ser quebradas.
  7. Flash, Ao usá-lo diminuirá as sombras fortes, resultando numa iluminação melhor da foto. Esta dica é boa para tirar fotos a meio do dia quando a luz é mais forte. Funciona bem com retratos e fotografias de grupo. Mas lembrando que o flash da câmara só é bom a mais ou menos 3 metros.
(Traduzido e resumido da fonte: http://www.photorails.eu/articles1.html)

Sem comentários:

Enviar um comentário