quarta-feira, 30 de março de 2011

Módulo 4, Pesquisa - Geral - 30/03/2011

Estudo de expressões faciais:


(Retirado da fonte: http://easytoonbr.forumeiro.org/t42-expressoes-faciais)
-
Estudo das cores a usar:
(pp. 264-266)

13. O Castanho dos artistas: de sépias e de múmias
A cor sépia é um castanho escuro. Na época de Goethe, a tinta sépia, que varia entre o castanho e o cinzento, era muito apreciada. Entre os homens cultos esteve muito na moda a aguarela e o desenho com sépia. Com esta cor fazia-se principalmente notas de viagem; o mais parecido às nossas actuais fotografias de viagens de férias.
Os antigos egípcios utilizavam ervas e resinas, e sobretudo asfalto, para mumificar os mortos. O asfalto é uma massa de cor preta pardusca que se encontra na terra ou no fundo do mar, é petróleo que goteja das jazidas petrolíferas. Os mortos, inclusive os animais, eram cobertos com uma camada grossa de asfalto. O asfalto protegia as múmias da humidade e penetrava lentamente na carne e nos ossos. Por isso é que se conservam durante milénios. No séc. XIX abriram-se todos os túmulos, e com o pretexto dos estudos arqueológicos, desvendaram-se e fragmentaram-se todas as múmias para ver se escondiam ouro. Por fim, alguém teve a ideia de fazer dinheiro com a matéria pardusca em que as múmias se tinham transformado: as múmias trituradas e pulverizadas, e o produto final vendeu-se como pigmento para os pintores. Kurt Wehlte, professor de belas artes, assegura que, ainda em 1925, se vendia uma cor para os pintores designada «múmia autêntica», porque era de múmia verdadeira. Nas partes ainda não pulverizadas podiam reconhecer-se ossos e veias. A cor era muito cara, mas muito apreciada pelos pintores, não só pelo seu tom castanho profundo, senão também pelo seu grão extraordinariamente fino, com o qual também se podia fazer um belo verniz.
Mas em algum momento começou-se a ter medo desta cor bárbara: medo à «maldição dos faraós».
A maior parte das cores castanhas são cores térreas, como o ocre ou a sombra de Veneza. Estas cores já eram usadas nas pinturas rupestres. A terra é na sua maioria de cor castanha amarelenta, mas algumas também contêm ferro, e tornam-se avermelhadas ao aquecê-las. Por isso, do ocre, da sombra e de outras cores térreas existe uma variedade amarela e outra vermelha.
(Resumido e adaptado do livro "A Psicologia das cores" de Eva Heller)

Sem comentários:

Enviar um comentário