terça-feira, 10 de maio de 2011

Módulo 5, Tecnologias - Aula 3 - 10/05/2011

Resumo da aula de Design de Produto:
Última aula - Passámos à última fase de fazer os sólidos em cartolina.
-

Planificação dos sólidos:
Sólidos 1 e 2
Sólido 3
Sólido 4

Sólido 5

Sólido 6

Sólido 7

Cubo:









-
Relatório de execução do exercício:

1º - Representação do cubo na perspectiva Cavaleira - Para começar, numa folha A3, fiz uma esquadria com 25mm de margem no lado esquerdo e 5mm nos restantes. Depois posicionei o cubo no canto inferior esquerdo e passei a marcar as medidas para o este (12cm por 12cm) feito na perspectiva cavaleira e na escala real (1:1), as medidas das arestas a 45º são marcadas com metade do seu valor real, todas as outras arestas são marcadas com os seus valores reais. Para finalizar esta base para os esboços, marquei todas as medianas e diagonais das seis faces do cubo ao de leve (mas de maneira que se vissem através do papel esquiço), as medianas interiores foram marcadas com uma cor enquanto as diagonais interiores foram marcadas com outra para distinguirem-se.

2º - Esboços dos sólidos – Os esboços dos sólidos foram todos feitos em papel esquiço. Fiz a esquadria com as mesmas medidas que na primeira fase. De seguida marquei o contorno do cubo sem rigor, pois só servia para orientar a posição da peça. Fiz o método europeu da peça na parte superior direita (para não interferir com a legenda) sem ser a rigor. No final acrescentei uma planificação do sólido em questão em papel quadriculado e na escala 1:2 com só uma das faces coladas à folha para que os professores pudessem simular a montagem do sólido.

3º - Legendagem – Posicionei as legendas no canto inferior direito. Com as medidas 8,5cm por 6cm dividida em quatro linhas horizontais e três colunas verticais na quarta linha. Na primeira linha está "Módulo 5 – Design de Produto" e a escola; na segunda linha está o nome, o ano, a turma e o número; na terceira está o título do exercício; e na última onde estão as colunas, estão respectivamente a escala, a data e o número do desenho. As palavras e os números da legenda têm de ter todos a mesma altura, largura e distância entre si.

4º - Realização dos sólidos - As peças foram todas feitas sem nenhuma razão em especial, procedi da mesma forma com todas com o simples objectivo de complicar, simplificar e preencher os espaços em branco. A cartolina é branca, pode remeter para o facto de a minha imaginação não ser nada em especial, nada estável o suficiente para ter uma cor em si, mas uma mistura de todas. No final como as minhas peças não se estabilizavam sozinhas, decidi acrescentar abas com fita-cola de maneira a que não só se estabilizassem, mas também se pudessem desdobrar para se ver todas as peças.

5º - Representação de um dos sólidos em perspectiva cavaleira e método europeu – Escolhi dos sólidos aquele que achei mais interessante e representei-o numa folha A3 com a esquadria antes referida. O sólido está com uma distância do lado esquerdo da folha de 4cm e do lado inferior 7,85cm. O método europeu do sólido está posicionado no canto superior direito com cada perspectiva com 3cm por 3cm e com 3cm de distância entre si.

Sem comentários:

Enviar um comentário