Resumo da aula de Projecto:
Última aula aula d o módulo 5, finalizámos a planificação dos sólidos e realizamos os referenciais e a pesquisa.
-
Referenciais:
|
Baseado numa mistura entre o casaco de noite de Cristóbal Balenciaga e o vestido de noite de Hubert de Givenchy.
Vestido de máscara fantasiado.
Justificação - O azul escuro simboliza a obscuridadeda minha imaginação e o roxo claro em contraste, o amarelo rico simboliza algo como ouro, algo com que se sonho mas permanece inalcançável. Os tecidos a sobressaírem da zona dos ombros como asas simbolizam as asas imaginárias que levam a minha mente da situação que decorre à minha frente. As costuras visíveis representam os remendos feitos em certas partes da minha mente ao decorrer do tempo, como um programa que se autocorrige mediante os seus erros.
|
|
Da minha própria autoria.
Cadeira/Poltrona.
Justificação - Desenhei esta cadeira com formas e padrões ondulares para simbolizar os percursos redundantes e confusos que percorrem na minha imaginação. As costuras têm o mesmo simbolismo que na imagem anterior. As cores por sua vez, são contrastantes e “violentas” tais como pensamentos que passam não só pela minha cabeça como por a de muitos. |
|
Da minha própria autoria. Jarra.
Justificação - Esta jarra tem uma entrada em forma de asa, representa as "asas da imaginação". Usei as mesmas formas ondulares e cores que na cadeira/poltrona com os mesmos simbolismos. |
|
Da minha própria autoria.
Cobertor.
Justificação - Este cobertor é uma semelhança em escala desproporcionalmente maior a um penso, com a zona intermédia almofadada com algodão. Esta semelhança simboliza os remendos antes referidos, também remete para os ferimentos físicos que a minha imaginação provoca consciente ou inconscientemente. |
|
Da minha própria autoria. Armário.
Justificação - Este armário possui as mesmas cores e simbolismos que a cadeira/poltrona e a jarra, mas levando um bocado mais para o lado infantil. Contém imensas gavetas a percorrer todo o "vestido" que representam a teia de pensamentos na minha cabeça, um tipo de frase ou palavra desencadeia outra completamente diferente e por ai adiante. |
|
Da minha própria autoria.
Imagem.
Justificação - A cabeça desta imagem dissolve-se com o fundo entrando num ambiente asbstracto de cores e linhas, o cérebro é como um feijão de cores e curvas complicadas que está ligado à visão, ao olfacto e ao paladar/voz, ou seja, a minha imaginação afecta todos estes sentidos, se não até mais.
|
|
Da minha própria autoria. Imagem.
Justificação - Enquanto faço outras actividades, como a meio de resolver um exercício, a desenhar, a "ouvir" alguém a falar ou especialmente a ouvir música, a minha mente fica dividida em duas partes. Uma que se concentra na actividade, e outra que nem sequer lá está perto, imaginando novos excertos para histórias, bebendo informação desnecessária e repelando a que era suposto reter e fantasiando com cenários cómicos que me farão rir sem o que aparenta ser razão nenhuma. |
|
Da minha própria autoria.
Imagem.
Justificação - Decidi retratar uma das minhas muitas fantasias que decorreu durante uma aula. Devido ao pouco descanso nocturno, senti-me a adormecer por meros segundos, nesses ínfimos micro-segundos em que abri os olhos em sobressalto e acordei, podia ter jurado que em vez de um professor, tinha visto o próprio Jack the Skellington do filme "Nightmare Before Christmas" da autoria do espectacular Tim Burton, à minha frente. |
-
Pesquisa:
|
Jean Dessés (Egipto, 1904-1970) Vestido 1953 Chiffon de seda castanho |
|
Pierre Balmain (França, 1914-1982) Vestido de noite 1952 Chiffon de seda fúcsia |
|
Marc Bohan para Christian Dior (França, 1905-1957) Vestido cocktail Cetim de seda preta |
|
Alix (Madame) Grés
(França, 1903-1993)
Vestido cocktail
Final de 1950
Tafetá de seda de vários tons de verde
Drapeado |
|
Shiro Kuramata (Japão, 1934-1991) Armário Side 1 1995 (pc/3, nº291) Design de 1970 Madeira lacada, aço 170x60x50cm Produção: Fujiko Aoshima Cappelini |
|
Joe Colombo
(Itália, 1930-1971)
Serviço de copos smoke
1964
Vidro Dimensões variáveis
Produção: Amolfo di Cambio |
|
Sori Yanagi
(Japão, 1915)
Banco Butterfly
1956
Contraplacado moldado, metal
41,5x47,5x34cm
Produção: Tendo Mokko
Vitra Design Museum |
|
Borek Sipek
(República Checa, 1949)
Jarra Florian
1989
Vidro da boémia
46xD40cm
Edição: Ajeto |
|
Alessandro Mendini
(Itália, 1931)
Armário Cleome Elegans
1993
Madeira laminada, vidro
165x116x50cm |
|
Philippe Starck (França, 1949) Tamborete W.W. Stool 1990 Alumínio lacado 97x56x53cm Produção: Vitra |
|
Ettore Sottsass
(Itália, 1917-2007)
Cadeira
Finais dos anos 90
Granito
86x38x62cm |
|
Stephan Jones
para Comme des Garçons
(Inglaterra, 1957)
Chapéu Bunny Ears
Lã
2008 |
Sem comentários:
Enviar um comentário